terça-feira, 24 de maio de 2011

O EXAGERO PODE TE DESTRUIR

Em gênesis 3 está relatada a entrada do pecado no mundo. No diálogo de Eva com a serpente podemos aprender diversas coisas, entre elas está o fato de que Eva exagerou. Ela não reteve com firmeza o que Deus havia dito e ainda acrescentou.

Em gênesis 2.16 e 17 Deus deu uma ordem ao homem

"Então o Senhor Deus ordenou ao homem: Podes comer livremente de qualquer árvore do jardim, mas não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque no dia em que dela comeres, com certeza morrerás."

Em gênesis 3.2 e 3 está a resposta de Eva à serpente depois que esta lhe faz uma pergunta

"Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis; se o fizerdes, morrereis.

O exagero pode arruinar vidas, famílias, empregos, igrejas...... o exagero pode propiciar a ruína, a queda.

Em Eclesiastes 7.16 a 18 está escrito

"Não sejas justo demais, nem sábio demais; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas ímpio demais, nem sejas tolo; por que morrerias antes do tempo? Bom é reter uma coisa e não abrir mão da outra, pois quem teme a Deus escapa de tudo isso."

Este texto nos ensina que devemos ter equilíbrio. Posso te dizer que não é fácil, mas é possível em Deus. O Senhor é poderoso para nos levar sempre ao equilíbrio.

2 Timóteo 1.7 diz

"Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação."

O Espírito Santo que habita em nós nos dá o equilíbrio, a sobriedade, a moderação que necessitamos em todas as áreas de nossas vidas. Para isto, precisamos de intimidade com Ele. Andar com Deus, não apenas ir à igreja no domingo à noite. É andar com Deus como Enoque andou (Gn 5.24), como Noé andou (Gn6.9), como Davi andou, como Paulo andou e outros homens e mulheres.

A Bíblia nos ensina que devemos pensar de nós mesmos com moderação.

Romanos 12.3

"Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo mais do que convém; mas que pense de si com equilíbrio, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um."

 Leia Gálatas 6.1 ao 3 também.

O diabo distorce a imagem que as pessoas têm de si. Muitas vezes você pode sentir-se demais e outras um fracasso. Ter uma visão equilibrada de si mesmo é muito importante. Você é capaz de abalar o inferno se souber quem você é em Cristo. Procure saber quem você é em Deus. Conheça a Palavra.

Os líderes devem ser equilibrados como está em 1 Tm 3.2, 11 e 2 Tm 4.1 ao 5. Precisamos de líderes equilibrados para levar o povo ao equilíbrio. Líderes desequilibrados irão gerar discípulos desequilibrados também.

1 Tessalonicenses 5.1 ao 11 também nos ensina a ser moderados. Nos versículos 6 e 8 somos aconselhados a ser sóbrios. Ser sóbrio significa ser equilibrado, moderado. Para entender melhor pense em uma pessoa bêbada. Quando alguém está embriagado perde o equilíbrio, o domínio próprio. A sobriedade é o oposto da embriaguez. Aquele que é sóbrio é equilibrado, têm domínio próprio.

A pessoa com dificuldades em domínio próprio também terá dificuldades em ter equilíbrio. Ter domínio próprio não é apenas controlar a raiva ou manter a boca fechada para não dar uma resposta atrevida. Ter domínio próprio é ter domínio dos seus pensamentos, vontades e emoções. Você precisa liderar a si mesmo. Líder da sua carne. Esta liderança é exercida pelo poder de Deus, na força do Senhor e não na sua própria força.

Cada vez que perdemos o equilíbrio damos ocasião ao diabo. Ele está sempre esperando e criando oportunidades para nos tragar, nos devorar. 1 Pe 5.8 e 9 diz

"Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo."

O exagero leva à destruição, devemos colocar toda nossa confiança em Deus. Assim, o Espírito Santo nos conduzirá ao equilíbrio, à moderação, à sobriedade.