terça-feira, 20 de setembro de 2011

ANDAR COMO JESUS EM MEIO A TEMPESTADE

A Palavra de Deus em 1 João 2.6 nos diz que "Quem afirma estar nele também deve andar como ele andou" (versão Almeida século 21). Em 1 Pedro 2.21 diz "Para isso fostes chamados, pois Cristo também sofreu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais os seus passos." A Palavra do Senhor nos ensina que devemos seguir o exemplo de Cristo, andar como Ele andou.

Já ouvi pregações usando um determinado texto das Escrituras bastante conhecido e você já deve ter ouvido alguma pregação com este texto. Em Julho deste ano estive em Brasília-DF com minha família em férias, depois fomos á um lugar chamado Serra da Mesa, aonde meu pai têm um rancho. Em determinada tarde fomos pescar e durante esta pescaria o Senhor me ensinou sobre este texto e depois continuou a me ensinar, fez-me ver esta situação da vida de Jesus e de seus discípulos de uma maneira diferente.

A situação foi quando Jesus acalmou a tempestade. Este relato está em Mateus 8.23 ao 27, Marcos 4.35 a  41 e Lucas 8.22 ao 25.

Certo dia, já tarde, Jesus chamou seus discípulos para ir para a outra margem do lago (o mar da Galiléia é um lago). Depois que entrou no barco, eles o seguiram. Enquanto navegavam, Jesus dormiu na popa sobre uma almofada.

Levantou-se um grande vendaval. O barco estava sendo coberto pelas ondas, foi enchendo de água, a ponto de estarem em perigo.

Os discípulos aproximaram-se de Jesus e o despertaram. Pediram por socorro, estavam com medo e perturbados com aquela situação.

O Senhor Jesus lhes perguntou "Por que temeis, homens de pequena fé?" segundo Mateus. Em Marcos, está escrito "Então lhes perguntou: Por que estais tão amedrontados? Ainda não tendes fé?". Em Lucas, "Onde está a vossa fé?"

Os discípulos estavam com medo e o Senhor questiona sobre a fé deles, sobre sua confiança, convicção.
Jesus repreendeu o vento e mandou o mar aquietar-se. Houve, então, grande calmaria.

A reação dos discípulos diante da tempestade é a reação natural de uma pessoa diante de muitas situações da vida: medo, preocupação, angústia, pensa que não há mais como resolver aquele problema e etc.

Como citei no começo, temos que andar como Jesus andou. Qual foi a reação dele diante da tempestade? A Palavra de Deus nos fala de uma PAZ que excede todo o entendimento. Eu já experimentei esta paz sobrenatural. E é realmente algo sobrenatural. Jesus estava calmo e tranquilo. Não estava com medo ou preocupado.

Jesus sabia quem ele era, a autoridade que possuia e que ainda não era chegada a sua hora. Ele demonstrou nesta situação a PAZ que excede todo o entendimento, que nós também podemos experimentar e demonstrar.

Você sabe quem é em Cristo? A autoridade que possui? Fixe seus olhos no Senhor e não na tempestade. Quando olhamos muito para os problemas, esquecemos quem somos. Quando fixamos os olhos em Cristo, passamos pelas tempestades da forma como Ele passou e saímos delas mais fortes e aperfeiçoados.

Busque no Senhor como passar pelas tempestades e sair ileso. Ele te mostrará o caminho, a forma de passar seguro. Não busque soluções humanas, a verdade é que o resultado pode ser algo indesejado. Se você buscar a solução no Senhor, com certeza será bem sucedido. Quando Ele te dá uma estratégia de ação, um caminho, o Senhor já sabe o resultado. Você estará seguro em suas mãos. Seus pensamentos são mais altos que os nossos.

Devemos fazer como Jesus, em meio as tempestades da vida descansar em sua Palavra, ficar tranquilos... serenos. Afinal, o Soberano do universo habita em nós e está conosco. Têm autoridade sobre todas as coisas e nós, como seu corpo, também temos esta autoridade ( leia Ef 1.20 ao 23 e Ef. 2.6).

Aonde está a sua confiança? Sua confiança deve estar no Senhor.

Jesus confiava no Pai, sabia como seria sua morte e que aquela não era a sua hora. Sabia porque havia escolhido aqueles homens e que eles não iriam perecer naquela tempestade. Jesus não tinha o que temer.

O discípulos viam a realidade, Jesus via a verdade. E você? O que está vendo? Onde estão os seus olhos?

Coloque seus olhos no seu Deus, coloque sua confiança NELE. E obedeça.

Graça e paz.

Cassia Teixeira.