quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

EXPIAÇÃO

O pecado afasta o homem de Deus. Ele nasceu dentro de satanás ( Ez 28.11 ao 19 e Isaías 14.12 ao 15) e foi introduzido no mundo através da desobediência de Adão e Eva (Gn 3). É abominável ao Senhor, ou seja, repulsivo.

A Bíblia nos ensina que a ira de Deus se manifesta por causa do pecado (Dt 1.26 ao 37; Dt 9; 1 Rs 11.1 ao 13).

O Senhor Jesus nos livra da ira de Deus que se manifestará, a ira vindoura (1 Tessalonicenses 1.10). Ele pagará com tribulação àqueles que hoje nos atribulam: pecadores, pessoas que não conhecem a Deus e não vivem o evangelho. Isto na revelação de Jesus (2 Ts 1).

A expiação é o aplacar da ira divina!!!

A palavra traduzida como expiação é o hebraico kãphar. Sua primeira ocorrência é em Gn 6.14 aonde Deus manda Noé revestir a arca de betume. Neste texto hb. kãphar é traduzida como reveste-a (tradução almeida século 21). A maioria dos usos desta palavra têm o sentido teológico de "cobrir", frequentemente  com o sangue de um sacrifício para expiar algum pecado. Sua maior freqüência é em Levítico. O hb. kãphar significa expiar, cobrir, perdoar, aplacar ou cancelar, aplacar da ira, propiciar, reconciliar segundo o dicionário James Strong.

O termo expiação é muito importante para o entendimento da remissão do pecado. Em Lv 17.11 Deus diz que o sangue foi dado ao seu povo para expiação.

Em Lv 16.29 ao 34 é relatado sobre o Dia da Expiação. Neste dia se faria expiação pelo Lugar Santíssimo, pela tenda da revelação e pelo altar, também pelos sacerdotes e por todo o povo. Arão deveria levar o sangue dos animais sacrificados para além do véu para fazer expiação. O novilho por si próprio e por sua casa ( Lv 16.6,11 ao14). O bode, em favor do povo ( Lv 16.15, 16, 17).

Era no Lugar Santíssimo aonde era feita expiação pelo sacerdote, por sua família e por toda a comunidade. 

Segundo a pequena enciclopédia bíblica de Orlando Boyer, editora vida, expiação é reconciliação pela qual os homens voltam a desfrutar plena comunhão com Deus. Por meio de Jesus fomos reconciliados com o Pai (Rm 5.1 ao 11).

Em 1 Jo 2.1, 2 e 1 Jo 4.9, 10 e 11 é mencionado que Jesus é a propiciação pelos nossos pecados. A palavra propiciação usadanos dois  textos é o grego hilasmos que o dicionário James Strong apresenta como expiação.

Jesus é a propiciação pelos nossos pecados, o sacrifício que aplacou a ira do pai por causa do pecado.

Seu sangue foi levado além do véu para fazer expiação a nosso favor.

O Senhor Jesus entrou por nós além do véu, como precursor, sumo sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque, a fim de fazer propiciação, expiação, por nossos pecados ( Hb 2.1 ao 18; Hb 6.17 ao 20).

Em Hb 9.1 ao 12 podemos constatar que Jesus entrou uma vez por todas no Santo dos Santos e obteve para nós eterna redenção. Não no terrestre, que era apenas uma sombra, mas no celestial (Hb 8.4,5). Ele entrou no Santo dos Santos no céu, para comparecer por nós perante a face de Deus (Hb 9.24).

Em que momento isto aconteceu?

Jesus entregou seu espírito ao Pai e expirou. O véu do templo, o tabernáculo terrestre, partiu-se em dois, de alto a baixo. O Senhor Jesus entrou no tabernáculo celestial e obteve para nós eterna redenção (Mt 27.50, 51; Mc 15.37, 38; Lc 23.46).

Não foi após sua ressurreição que Ele fez a expiação por nossos pecados, isto aconteceu logo após entregar seu espírito ao Pai e expirar.

Antes de expirar o Senhor disse a um dos ladrões que estava ao seu lado:

"Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (almeida século 21)

Este ladrão creu em Jesus e foi salvo. Naquele mesmo dia ele entrou no paraíso. Este local é citado por Paulo em 2 Co 12.4. O terceiro céu (2 Co 12.2) é o paraíso (2 Co 12.4), lugar aonde Deus está.

Portanto, assim que Jesus expirou Ele entrou no Santo dos Santos no céu, com seu próprio sangue e expiou os nossos pecados.

Graça e Paz a todos

Cassia Teixeira