terça-feira, 1 de novembro de 2011

NÍVEL DE COMPROMISSO

Todos nós temos muitos compromissos no dia-a-dia. Corremos para um lado e para o outro com muitos afazeres. E, possívelmente, pensamos estar sendo produtivos e construindo uma história de sucesso.

Mas, pare por um minuto e pense: O que é ter sucesso? É ter muito dinheiro? É ter uma bela casa? Carro? Ser conhecido? Para você, o que é ser bem sucedido?

Vamos analisar esta questão pelas lentes divinas. A Palavra de Deus diz que se os teus olhos forem bons todo o teu corpo terá luz. Isto significa que, se enxergarmos as pessoas e circunstâncias da maneira como o Senhor as vê toda nossa vida terá a luz de Deus. Estaremos na luz. Mas, senão enxergarmos tudo da maneira do Senhor, estaremos em trevas. Se as convicções que temos estiverem erradas em que grandes trevas estará nossa vida por inteiro.

Em mateus 16.13 ao 28, nosso Senhor Jesus pergunta aos seus discípulos quem dizem os homens ser o Filho do Homem, ou seja, ele mesmo. E eles lhe deram uma resposta. Ele também lhes perguntou o que eles pensavam. Pedro lhe respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus lhe disse que foi o Pai que o revelou, não carne e sangue.

No versículo 20 o Senhor lhes disse que a ninguém contassem que ele era o Cristo. Daquele momento em diante, Jesus passou a falar-lhes sobre sua missão. Que ele sofreria, morreria e iria ressuscitar.

Pedro, chama Jesus em particular e lhe chama a atenção dizendo: "Deus tenha compaixão de ti, Senhor! Isso jamais te acontecerá."

Jesus diz á Pedro: "Para trás de mim, satanás! Tu me és motivo de tropeço, pois não pensas nas coisas de Deus, mas, sim, nas que são dos homens." A palavra traduzida como satanás aqui é a palavra grega satanas. Substantivo transliterado do hebraico, satanás, adversário. A primeira ocorrência desta palavra está em Nm 22.22, quando um anjo do Senhor se posicionou como adversário de Balaão.

O que Jesus estava dizendo á Pedro?

Que ele estava se posicionando como seu adversário! Jesus diz á Pedro "Para trás de mim, adversário!". Ele havia assumido uma posição de oposição a missão do Senhor. Disse-lhe também que ele não estava pensando nas coisas de Deus e sim dos homens. Jesus diz á ele para ir para trás dele. Para a posição de seguidor e não permanecer na posição de opositor, de adversário.

Em seguida, Jesus fala aos discípulos: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." Cruz fala de missão. Jesus veio com uma missão e a cumpriu. Cada um de nós foi criado com um propósito. Antes de nascermos, o Senhor estabeleceu um propósito para cumprirmos.

Se quisermos seguir a Cristo temos que negarmos a nós mesmos e cumprirmos nossa missão, o propósito para o qual fomos criados. Segundo Lucas 9.23, esta cruz deve ser tomada a cada dia. Devemos nos esforçar para cumprir nossa missão a cada dia. Em Mateus 10.38, Jesus disse que quem não tomar sua cruz e não o seguir não é digno dele.

Em mateus 16.25 a palavra de Deus nos diz que se alguém quiser preservar sua vida, irá perdê-la. Mas, quem perdê-la por causa de Jesus, a preservará. No evangelho de Jesus segundo Marcos 8.35 o Senhor nos diz que se alguém perder sua vida por causa dEle e do evangelho irá preservá-la. Se alguém quiser preservar suas vontades, interesses, estilo de vida... mentalidade, irá perder sua vida. Aquilo que o homem planta, colhe. Se alguém negar a si mesmo para viver a vida de Jesus e cumprir sua missão, seu propósito, irá preservar sua vida. Irá colher vida e paz. E terá vida em abundância.

No versículo 26 o Senhor nos diz que: "Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a vida? Ou, que dará o homem em  troca da sua vida?".

Lembra da pergunta que lhe fiz no começo? Para você, o que é ser bem sucedido?

Ter sucesso aos olhos dos homens não significa ser bem sucedido aos olhos de Deus. Ser bem sucedido aos olhos do Senhor é cumprir a missão para a qual fomos designados.

Você têm negado a si mesmo para viver a vida de Jesus e carregar sua cruz, cumprir teu chamado? Têm deixado de lado seus interesses e vontades para fazer a vontade do Pai?

Qual é o seu nível de compromisso?

Pare e pense.

Jesus voltará e retribuirá a cada um conforme suas escolhas (Mt 16.27).

Graça e Paz.

Cassia Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário